segunda-feira, 7 de maio de 2018

UFRN INICIA PROJETO DE EXTENSÃO EM EXTREMOZ

EQUIPE NOTA 1000 


DIVERSÃO TAMBÉM NÃO FALTOU

AQUI NÃO TEM SÓ TRABALHO NÃO


DIVERSÃO TAMBÉM NÃO FALTOU

PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO PROJETO












Este projeto é uma ação em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Associação Amor Vida Saúde Arte - AVISA. Este projeto está cadastrado na Pro-Reitoria da UFRN como um projeto de extensão da Universidade.
As atividades realizadas nos dias 03 e 05 de maio tiveram ênfase na higienização, como evitar contaminações por agentes infecciosos veiculados pela ingestão de água e alimentos contaminados, bem como a realização da coleta de sangue, explica a professora de Parasitologia Clínica da UFRN, Ana Claudia Galvão Freire Gouveia. Em breve os resultados dos exames parasitológico de fezes e de sangue serão entregues, quando serão necessários médicos para dar as orientações para o tratamento,  bem como a necessidade dos medicamentos para melhor aproveitamento das ações.


Na ocasião, estiveram presentes outros professores da UFRN entre eles o professor de Bromatologia (análise de alimentos) Francisco Caninde de Sousa Junior que falou da importância desta parceria e das atividades já desenvolvidas e as que virão: "...este projeto é importante para os alunos, pois eles têm a oportunidade de ir até as comunidades e vivenciarem as realidades...". Disse também da importância para a comunidade. "Estou muito feliz de participar de uma ação como essa! A gente pretende de alguma maneira impactar a vida dessas crianças e suas famílias...", declarou o professor e coordenador do projeto QUALIDADE DE VIDA EM FOCO Francisco Caninde.
As alunas do 9º período, Stephany Costa do Rosário e Fernanda Tomaz Castro de Sousa, disseram o quanto foi importante participar destas atividades. Fernanda, entre muitas coisas, disse ainda que: "...Essa experiência eu vou levar para o resto da minha vida profissional..."
A professora de Bromatologia, Cristiane Fernandes de Assis, ao ser questionada sobre as atividades já desenvolvidas até o momento, disse: "... o que me surpreendeu foi a questão da maioria não ter filtro em casa, de tomar água direto da torneira... Fiquei chocada!" A professora disse isso após entrevistar várias pessoas da comunidade.
 
Para nós que formamos a Associação AVISA é muito gratificante termos parceiros sérios e comprometidos com o não cerceamento dos direitos de cada ser humano como essa equipe da UFRN com a qual temos trabalhado em parceria desde o início do ano de 2018.
A idealização deste projeto foi algo que com certeza veio de Deus e com os impactos já provocado na vida de todos os envolvidos prova que muita coisa ainda vem por aí.
Para a professora de Bioquímica Clínica, Marcela Abbott Galvão Ururahy, "... esse momento é muito importante para os alunos, para eles estarem inseridos na comunidade contribuindo com aquilo que aprendem na faculdade, trazendo isso para a comunidade, para aqueles que estão pagando para que a gente tenha acesso a essa educação". A professora também falou sobre a dificuldade da comunidade ter acesso a exames, podendo assim ter melhoria na saúde.

 

Associação AVISA está tentando conseguir  médicos para fazer o atendimento das famílias para,  diante das necessidades, receitar os medicamentos de acordo com os resultados obtidos nos exames parasitológico de fezes e de sangue. 


SE VOCÊ É MÉDICO OU CONHECE ALGUÉM QUE POSSA FAZER ESSA PARCERIA CONOSCO, CONTACTE-NOS. 

A aluna do 7° período de Farmácia,  Marcele, que é moradora de Extremoz, disse: "hoje eu vi que as pessoas necessitam muito desse apoio na parte da saúde. ...me sinto muito feliz em participar deste projeto." Cleveton Paz Mangabeira, do 9° período, também reconhece a importância da realização dessas "ações de saúde que trazem benefício à população tão carente desses serviços".

PROFESSORA ANA CLAUDIA DANDO ENTREVISTA

Finalizo com as palavras da professora Ana Claudia Galvão Freire Gouveia: "... as ações foram muito proveitosas, muito válidas, ... Foi muito interessante, principalmente pela participação da comunidade..., as crianças eram participativas... Muitas pessoas interessadas em realizar exames... Tanto pais quanto crianças participaram." E concluindo ela nos deixa com água na boca: "... a gente pode depois pensar em um outro momento para dar continuidade e fazer outros trabalhos, outros exames".
Vamos esperar ansiosos! 


SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO, CONTAMOS COM SEU APOIO E PARTICIPAÇÃO!

OBRIGADO A TODOS PELO EMPENHO E DEDICAÇÃO!